Facilitando a encontrabilidade no site do Detran
Um estudo de redesign para a plataforma do Detran.
Este estudo de caso foi uma etapa de um processo seletivo para uma vaga de Product Design.
Contexto do problema
InformaƧƵes fictĆcias criadas pela empresa para o desafio.
Dos 12 mil atendimentos diĆ”rios realizados presencialmente no Detran, 85% sĆ£o de consulta de pontos da CNH, abertura de recursos de infraƧƵes e consulta de situaĆ§Ć£o de veĆculos usados para compra.
Em uma pesquisa realizada com pessoas que fizeram algum tipo de atendimento presencial no Detran, mais de 60% relataram que tentaram realizar esse serviƧo atravƩs do site mas tiveram dificuldade de encontrar.
Desafio
Elaborar uma proposta para a nova home do Detran SP para facilitar a encontrabilidade dos fluxos.
Objetivo
Otimizar a experiĆŖncia do usuĆ”rio nos serviƧos do Detran online.
Por quĆŖ?
O Detran deseja ter 90% de seus serviƧos sendo realizados online de forma self-service.
Timeline
7 dias ā o desafio chegou na quarta-feira e na quarta-feira seguinte apresentei online para o time de Product Designers.
Meu processo
Descoberta
Sendo o usuƔrio
Para criar empatia e entender melhor o problema me coloquei no lugar do usuƔrio e simulei cenƔrios baseados nos atendimentos presenciais mais frequentes.
Tarefa 1: Consulta de Pontos da CNH
Acho que recuperei os pontos de uma multa que levei no passado. Como faria para verificar isso?
- Encontrei rapidamente!
Tarefa 2: Abertura de recursos de infraƧƵes
Acho que fui multada injustamente. Como faria para recorrer?
- Busquei no carrossel e āSaiba maisā
- Usei Cmd+F para buscar por āinfraƧƵesā
- NĆ£o apareceu destacada
- Encontrei depois que vi o menu principal
Tarefa 3: Consulta de situaĆ§Ć£o de veĆculos usados para compra
Quero comprar um veĆculo, mas antes quero verificar a situaĆ§Ć£o dele. Onde eu iria para ver isso?
Busquei no carrossel de serviƧos online e encontrei com certa dificuldade (āserĆ” que jĆ” passei por todas as opƧƵes?ā ā pensamentos).
ObservaƧƵes do final desta etapa:
- Excesso de informaƧƵes gerou carga cognitiva dificultando o encontro das tarefas
- Me senti um pouco frustrada e ansiosa
- Links redundantes dentro de diferentes categorias (ex.: āIdosoā em dois lugares na pĆ”gina)
- Categorias e opƧƵes confusas (ex.: āNĆ£o tenho CNHā em āSeu Perfilā)
- Nomes diferentes para o mesmo serviƧo
- Carrossel de āServiƧos Onlineā confuso
- Falta de consistĆŖncia e padrƵes
User Flow
Registrei as telas de cada etapa para identificar o fluxo do usuƔrio e com isso consegui:
- Avaliar as interfaces
- Observar redundĆ¢ncias e entender os fluxos
- Acessar de forma rƔpida as telas
Comecei a levantar algumas dĆŗvidas baseado na minha experiĆŖncia no site:
- Que vocabulƔrio as pessoas utilizam para os serviƧos descritos no site?
- Em qual contexto geralmente usam o site?
- Com que frequĆŖncia acessam?
- Quais palavras sĆ£o mais pesquisadas na busca?
- SerĆ” que existe algum padrĆ£o a ser seguido por ser site do governo? Como os outros sites do governo funcionam?
TambĆ©m levantei hipĆ³teses baseadas no mapa de calor (heatmap) que enviaram com o projeto:
HipĆ³teses
- Pessoas clicam no banner pois nĆ£o encontram a informaĆ§Ć£o na pĆ”gina
- Usam opƧƵes de āSaiba Maisā por nĆ£o encontrarem as informaƧƵes mais diretas
- A maioria das pessoas usam o celular para acessar a pƔgina
Desk Research
Fiz uma desk research para levantar hipĆ³teses e identificar o comportamento das pessoas que acessam o site.
Trecho da fala da imagem:
"Quero uma soluĆ§Ć£o rĆ”pida por parte do Detran e Correios, pois jĆ” entrei em contato vĆ”rias vezes com a empresa encarregada da entrega, porĆ©m todas vezes sem sucesso, com respostas prontas que nĆ£o me auxiliam em nada. NĆ£o quero ser penalizado por algo que nĆ£o tenho culpa."
ā Depoimento de uma pessoa no Reclame Aqui.
Muitas das informaƧƵes que encontrei eram irrelevantes na resoluĆ§Ć£o das minhas dĆŗvidas ou decisƵes de design, entĆ£o segui adiante com essas informaƧƵes que encontrei.
DefiniĆ§Ć£o
Storyboard
Criei um storyboard baseado em hipĆ³teses e na pesquisa de desk research. Defini um contexto e possĆveis emoƧƵes da pessoa ao usar o site. Isso me ajudou a visualizar e focar em um design centrado nesse contexto e usuĆ”rio.
Arquitetura da InformaĆ§Ć£o
- Categorizei as informaƧƵes por afinidade do conteĆŗdo
- Eliminei duas categorias ("Seu Perfil" e "SituaĆ§Ć£o")
- Agrupei as informaƧƵes
- Alterei a nomenclatura de algumas opƧƵes
Desenvolvimento
HMW ā Como poderĆamos?
Criei questƵes no formato de "Como PoderĆamos" (em inglĆŖs How Might We) para auxiliar no Brainstorm das soluƧƵes e encontrar oportunidades de design.
Ponto de vista: āJoĆ£o em mais um dia corrido de trabalho no comĆ©rcio precisa consultar como estĆ” a situaĆ§Ć£o dos pontos de sua carteira de motorista e tentar recorrer, pois acredita que foi multado injustamente. Ele tem medo que estoure seus pontos e ele perca sua carteira.ā
- HMW usar a pĆ”gina para facilitar a busca pela informaĆ§Ć£o?
- HMW aumentar a encontrabilidade dos fluxos importantes?
- HMW tornar aparente no site os serviƧos mais realizados presencialmente?
- HMW tornar os serviƧos presenciais do Detran self-service online?
- HMW otimizar a experiĆŖncia dos usuĆ”rios nos serviƧos do Detran online?
- HMW garantir que as pessoas usem o serviƧo online primeiro?
Brainstormingā¦š
Gerei ideias baseadas nas necessidades das pessoas e do negĆ³cio. Usei uma matriz de priorizaĆ§Ć£o para ajudar a tomar decisƵes mais objetivas nos critĆ©rios de esforƧo de desenvolvimento e valor para o negĆ³cio.
Matriz de priorizaĆ§Ć£o
8 rascunhos em 8 minutos
Fiz 8 rascunhos em 8 minutos para gerar uma variedade de soluƧƵes, evitando me preocupar com detalhes nesse momento.
Por que escolhi mobile first?
- 97% dos brasileiros acessam a Internet por smartphone
- Mobile first me ajudou a priorizar o conteĆŗdo importante e facilitou a criaĆ§Ć£o da tela para desktop
- Auxiliou na criaĆ§Ć£o de pĆ”ginas mais limpas, funcionais e visualmente agradĆ”veis
Buscando inspiraƧƵes
Busquei inspiraƧƵes em sites e aplicativos com diversas categorias para me inspirar e ajudar a refletir sobre o problema de encontrabilidade que estava tentando resolver.
Linguagem visual
Construi uma linguagem visual para:
- Criar consistĆŖncia e reconhecimento de marca
- Pensar na acessibilidade dos elementos
- Agilizar a criaĆ§Ć£o de futuras telas
ProtĆ³tipo de alta fidelidade Mobile V.01
Foquei em uma interface mais minimalista para otimizar a experiĆŖncia:
- Aumentando a compreensĆ£o e leitura rĆ”pida do conteĆŗdo
- Criando espaƧos de respiro minimizando a carga cognitiva
- Trazendo sofisticaĆ§Ć£o para aumentar a confianƧa
ProtĆ³tipo de alta fidelidade Desktop V.01
Essa foi a primeira versĆ£o do redesign para desktop.
Ainda estava insatisfeita com o resultado da seĆ§Ć£o āFique por dentroā do site, porĆ©m o prazo era curto e essa seĆ§Ć£o do site impactaria pouco (ou nada) no objetivo de maximizar a encontrabilidade dos serviƧos principais do site.
Optei por seguir com as validaƧƵes e depois, com os insumos dos testes de usabilidade, refiz essa e outras partes do site.
Entrega
Teste de usabilidade
Em tempos de quarentena e coronavĆrus, optei por fazer o teste de usabilidade de forma remota.
Compartilhei o link dos protĆ³tipos no Figma e pedi para a pessoa compartilhar a tela dela enquanto eu assistia e fazia as perguntas.
Para o recrutamento usei o Telegram: enviei mensagens para pessoas que eu sabia que tinham carteira de motorista, habilidades (uns mais outros menos) com smartphones e websites, imaginando que o contexto de usuƔrios do Detran poderia ser bem variado.
4 pessoas participaram do teste e esses foram os cenƔrios:
InformaƧƵes da imagem para acessibilidade:
Tarefa 1 ā Consulta de Pontos
āVocĆŖ quer saber quantos vocĆŖ tem na carteira de motorista. Como vocĆŖ faria para ver isso?āTarefa 2 ā Abertura de recursos de infraƧƵes
āVocĆŖ acha que foi multada injustamente. Como faria para recorrer?āTarefa 3 ā SituaĆ§Ć£o de veĆculos usados para compra
VocĆŖ quer comprar um veĆculo, mas antes quer saber a situaĆ§Ć£o dele. Onde iria para ver isso?Tarefa 4 ā TransferĆŖncia do veĆculo
VocĆŖ quer fazer a transferĆŖncia do seu veĆculo. Onde iria para fazer isso?
Criei a tarefa 4 para validar a encontrabilidade dos serviƧos que estavam no menu superior, diferentes das tarefas 1, 2 e 3 que estavam nas primeiras opƧƵes da pƔgina.
Abaixo estĆ” o exemplo de um protĆ³tipo interativo para desktop:
Esse foi um exemplo do protĆ³tipo interativo para mobile:
Resultados do teste de usabilidade
O teste de usabilidade foi feito nos redesigns de mobile, desktop e tambƩm no site original do Detran para que eu pudesse comparar os resultados.
Resultado do teste no site original do Detran
- 3/4 pessoas tentaram outras opƧƵes antes de usar o menu
- 1/4 nĆ£o viu que tinha um menu
- 2/4 usaram a busca quando nĆ£o encontraram a informaĆ§Ć£o
"Nem tinha visto o menu, achei que era um banner"
ā pessoa falando do menu principal do site"Esse site aqui jĆ” Ć© mais poluĆdo, nĆ©ā¦tem impressĆ£o que vocĆŖ tĆ” navegando em um outdoor."
ā pessoa falando do site do Detran
Resultado do teste no redesign para desktop
- 3/4 pessoas encontraram rapidamente os serviƧos mais frequentes
- 3/4 pessoas tentaram outras opƧƵes antes de usar o menu
- 1/4 nĆ£o viu que tinha um menu
"Nem tinha visto essas abas de cima"
ā pessoa falando do Menu"A navegaĆ§Ć£o aqui Ć© tranquila. Foi atĆ© mais fĆ”cil que o outro."
ā pessoa falando do redesign da pĆ”gina para Desktop
Resultado do teste no redesign para mobile
- 2/4 pessoas tentaram outras opƧƵes antes de usar o menu
- 2/4 pessoas clicaram na busca para encontrar a informaĆ§Ć£o
- 1/4 nĆ£o viu o menu de hambĆŗrguer
Iterando
Com base nos testes, fiz algumas alteraƧƵes na versĆ£o mobile e desktop.
Primeira versĆ£o:
VersĆ£o alterada apĆ³s o teste de usabilidade:
Primeira versĆ£o do desktop:
VersĆ£o de desktop alterada apĆ³s o teste de usabilidade:
VersĆ£o final mobile e desktop
MĆ©tricas para medir o sucesso
Um dos requisitos do desafio era saber como eu mediria o sucesso (ou nĆ£o) da minha proposta. Essas foram minhas sugestƵes:
Antes do desenvolvimento
- Teste de usabilidade com os clientes do Detran dentro das agĆŖncias identificando o sucesso e problemas atuais, poupando tempo e custos de desenvolvimento
- Totem (poderia ser com um iPad) na unidade do Detran com a nova home e uma pessoa do time ao lado convidando a pessoa a usar de forma self-service. Uma pessoa do time observaria e anotaria as dores e os insights
- Teste A/B na pĆ”gina inicial enviando parte do pĆŗblico para a pĆ”gina atual e parte para o redesign, rastreando fluxos principais de serviƧos online para ver quantos deles sĆ£o concluĆdos
- Risco: quebra de identidade do site por ter a home diferente das outras pƔginas
- Minimizar risco: rodar por poucos dias
Depois da soluĆ§Ć£o implementada
- ReduĆ§Ć£o da procura dos serviƧos presenciais, aumentando a execuĆ§Ć£o desses serviƧos atravĆ©s do site
- RealizaĆ§Ć£o de serviƧos online sobre visitas no site: nĆŗmero de pessoas que acessaram o site e realizaram serviƧos online
- ReduĆ§Ć£o dos custos das unidades de atendimentos presenciais
- Coleta de feedbacks no site (ex.: Poll do Hotjar) com categorizaĆ§Ć£o dos problemas mencionados antes e depois da implementaĆ§Ć£o
Aprendizados
A empresa que passou o desafio nĆ£o havia pedido essa etapa, mas achei vĆ”lido compartilhar os aprendizados que tive durante o projeto.
Questionar cedo teria sido importante
No meio do projeto tive dĆŗvidas se o esperado era refazer um fluxo completo dos serviƧos. Poderia ter questionado cedo para esclarecer antes de dar inĆcio
ao processo de design.
Validar cedo foi importante
No teste de usabilidade percebi que somente o affordance nos menus nĆ£o eram suficientes para eles serem vistos. A cor azul do menu indo de ponta a ponta lembrou um banner, maximizando o comportamento de ābanner blindness".
Novas validaƧƵes seriam necessƔrias
Outros testes seriam necessĆ”rios para validar a soluĆ§Ć£o apresentada.
Exemplo de possĆveis testes de usabilidade e de observaĆ§Ć£o com totem e pessoas usando o site no Detran; Card sorting para categorizaĆ§Ć£o.
Curiosidade
Com esse estudo de caso e conversas com profissionais da empresa, passei no processo seletivo :)