FOUUX: Um framework para medir usabilidade
Colete e interprete métricas de usabilidade por todos os ângulos.
Métricas de design ainda é um assunto não resolvido em muitas conversas. É daqueles temas que todo mundo fala, defende a importância, reproduz métodos, mas muitas vezes a sensação de que não medimos o suficiente nunca cessa, seja por prazos apertados para realizar testes e validações ou, no pior cenário, por não sabermos muito bem por onde começar (ou terminar).
O FOUUX (Framework for Usability and User Experience) é um framework fruto de uma tese lançada em 2009 por Jia Tan onde ela reuniu uma extensa lista com as mais variadas definições que o termo usabilidade acumulou durante o tempo sob a ótica de diversos autores, métodos de testagem reconhecidos e padrões ISO.
O resultado de todo esse trabalho são nove atributos-chave que, combinados com as perguntas certas, são capazes de medir usabilidade sob os mais variados ângulos através de um método replicável, democrático e que pode ser aplicado por pessoas muito ou pouco técnicas em pesquisa.
A tal da usabilidade
Usabilidade pode ser entendida como a métrica que define a capacidade de um produto em permitir que seus usuários completem tarefas em um determinado contexto, o que pode variar de acordo com:
- Características dos usuários : aspectos psicológicos como humor, motivação, hábitos
- Características da tarefa : condições nas quais a tarefa é aplicada (duração, frequência, como ela foi projetada)
- Características do ambiente ou meio de aplicação do teste de usabilidade : hardware, sistema operacional, conexão com internet
- Ambiente físico : nível de barulho, privacidade, problemas de segurança
- Ambiente organizacional : times operacionais e pessoas que aplicam testes, cultura organizacional
- Ambiente social : interrupções, grau de concentração, imprevistos
Os nove atributos da usabilidade
O framework é organizado como uma lista de perguntas que identificam o nível de eficiência, eficácia, satisfação, produtividade, aprendizado, acessibilidade, generalização, entendimento e segurança de um produto, serviço ou aplicação.
Cada atributo conta com um conjunto de sub-atributos compartilhados entre eles. A lista de perguntas abaixo não está completa e alguns itens foram adaptados para o universo de produtos digitais.
Eficiência
Eficiência é a capacidade de oferecer uma performance adequada com os recursos disponíveis e sob determinadas condições.
- Quantas ações os usuários precisam fazer para completar uma tarefa?
- Quanta informação os usuários precisam acessar para completar uma tarefa?
- Qual a taxa de sucesso de cada tarefa?
- Qual o número de erros persistentes?
- Quais tarefas ou ações são mais frequentemente realizadas?
- Qual o percentual de usuários que completa uma tarefa no primeiro uso?
- Quanto cada tarefa custa para a empresa (treinamento)?
- Quantas chamadas para suporte cada tarefa ou funcionalidade causa?
- Quantos usuários acessam a ajuda?
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Eficiência e Tempo
- Quanto tempo os usuários levam para completar uma tarefa ou um conjunto de tarefas?
- Quanto demora para a aplicação dar uma resposta a uma ação específica
- Qual o tempo máximo em que os usuários devem completar uma tarefa ou um fluxo?
- Qual o tempo máximo que usuários toleram para terem uma resposta da aplicação?
- Quantas tarefas podem ser completadas dentro de um dado período de tempo?
- Com quantas tarefas concorrentes a aplicação pode lidar em um período de tempo?
- Quanto tempo leva para os usuários completarem tarefas na primeira vez?
- Qual o tempo médio que usuários gastam buscando ajuda?
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Eficiência e Utilização de recursos
- O uso de recursos da aplicação está alto demais causando ineficiência total ou parcial?
- Qual a quantidade média de mensagens de erro e falhas que acontecem durante uma tarefa ou em um conjunto de tarefas?
- Qual impacto a aplicação causa no tempo de espera dos usuários?
- Quão frequentemente usuários encontram problemas na aplicação?
- Qual capacidade mínima a aplicação precisa ter para não impactar a experiência de uso?
- A aplicação é capaz de completar as tarefas que se espera dela sem impactar a experiência de uso?
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Eficiência e Mínima Ação
- Dados obrigatórios são pedidos apenas uma vez?
- São necessárias poucas ações para concluir tarefas?
- Os usuários precisam movimentar muito o mouse para realizar tarefas?
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Eficiência e Esforço cognitivo
- A interface indica o local onde usuários estão na aplicação?
- A informação é objetiva e enxuta?
- Fluxos extensos são quebrados em partes menores?
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Eficiência e Operabilidade
- Há algo que causa demora nos usuários em entender qual deve ser a próxima ação?
- Usuários podem operar a aplicação sem erros humanos?
- Qual proporção de tarefas podem ser canceladas antes de serem completadas?
- Qual proporção de tarefas podem ser desfeitas?
- Usuários podem corrigir facilmente seus erros em tarefas?
- Usuários podem se recuperar de erros ou tentar novamente?
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Eficiência e Feedback
A aplicação informa o status de processamento de uma tarefa?
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Eficiência e Navegabilidade
- É fácil para usuários avançarem e retornarem nas telas da aplicação?
- É fácil navegar pelo menu e toolbars?
- Quando executando uma tarefa, você precisa parar e pensar sobre o que precisa fazer para prosseguir?
- A próxima tela está numa sequência lógica e previsível?
Eficácia
A capacidade de permitir que usuários cumpram tarefas com precisão.
- Qual o percentual de tarefas completadas?
- Quantas tarefas foram completadas como o esperado?
- Quantas tarefas não foram completadas?
- Quantas tarefas os usuários desistiram de completar?
- Quantas tarefas ficaram incompletas?
- Qual o percentual de tarefas completadas na primeira tentativa?
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Eficácia e Consistência
- Os componentes são consistentes em diferentes dispositivos?
- O layout é consistente entre telas de diferentes tamanhos?
- Os usuários são forçados a navegar em uma grande área na tela para completar tarefas?
- Instruções e mensagens sempre aparecem na mesma área facilitando o reconhecimento?
- Há muita inconsistência na aplicação?
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Eficácia e Precisão
- Qual o percentual de usuários que completam tarefas como o esperado?
- Qual o percentual de usuários que encontram resultados diferentes do que esperavam?
- Quão completa foi a implementação de componentes para permitir precisão no preenchimento de dados?
- Qual a quantidade de erros cometidos durante a execução de uma tarefa?
- Qual o número de subtarefas concluídas corretamente?
- Quantas tentativas foram necessárias até completar a tarefa?
- Quantas dicas foram necessárias para completar a tarefa?
- Qual o percentual de palavras lidas corretamente a uma distância normal da tela?
- Quantos erros de usuários podem ser tolerados?
- Todos os campos de dados fornecem validação de tipo de dados?
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Eficácia e Feedback
- A aplicação informa quão corretas as informações de usuários inseridas estão corretas?
- A aplicação informa as consequências de possíveis ações de usuários (Exemplo: "Ao clicar em apagar todo o conteúdo será deletado permanentemente?")?
- A aplicação informa o progresso em tarefas com várias etapas?
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Eficácia e Memorização
- Qual a quantidade de tarefas completadas com sucesso após o usuário passar um período sem usar a aplicação?
- As pessoas conseguem lembrar de funcionalidades da interface após um período sem utilizá-la?
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Eficácia e Avaliação de usuários
Qual a avaliação dos usuários sobre a qualidade da aplicação?
Satisfação
Mede o quão usuários se sentem satisfeitos com a utilização.
- Qual proporção de potenciais usuários decidem usar o produto?
- Qual a taxa de reclamação de usuários?
- Quão satisfeito você está com uma determinada funcionalidade?
- Você se sente bem usando o produto?
- Você acha fácil cometer erros?
- Você sente que o produto é confiável após utilizá-lo?
- Você sentiu dificuldade ao executar a tarefa?
- Você usaria esse produto regularmente?
- Você recomendaria este produto para outras pessoas?
- O propósito do produto está claro?
- Você sabia o que fazer quando começou a usar o produto?
- É fácil acessar o que você precisa?
- Cada área do produto está bem definida?
- O produto fornece informação de valor?
- O produto está defasado ou atualizado?
- O produto é único?
- Você sente que o produto é familiar?
- O produto é confuso ou complicado de usar?
- Você sempre sabe o que esperar quando usa as funcionalidades do produto?
- Você sente frustração ao usar o produto?
- Você ficaria feliz em usar o produto novamente?
- O produto é eficiente?
- Você sente estresse ao usar a aplicação?
- Você gosta de inserir dados desse jeito?
- Você acha que a aplicação precisa de alguma melhoria?
- Você tem que se concentrar muito para usar o produto?
- Você se sente sem controle ao usar a aplicação?
- A quantidade de informação exposta na tela é suficiente para você?
- As instruções para correção de erros são claras?
- A aplicação sempre informa o que está sendo feito?
- As ações que você faz na aplicação sempre levam a um resultado esperado?
- A demora entre operações é aceitável?
- É difícil aprender funcionalidades avançadas?
- Ocorrem falhas na aplicação frequentemente?
- A aplicação sempre informa sobre problemas que ocorrem ou podem ocorrer?
- Você sente que é fácil corrigir seus erros na aplicação?
- O som é bem audível (claro e sem falhas)?
- Áudio e vídeo estão sincronizados nos vídeos?
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Satisfação e Operabilidade
- Os componentes da interface são consistentes?
- Os usuários entendem facilmente as mensagens da aplicação?
- Usuários podem customizar a aplicação para facilitar o modo como eles a utilizam?
- Qual a proporção de elementos que podem ser customizados?
- Qual a proporção de elementos da interface são auto-explicativos?
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Satisfação e Atratividade
- Quão atrativa a interface é para você?
- Como você avalia a interface em termos de amor ou ódio?
- A interface tem um design atraente?
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Satisfação e Simpatia
- Você gosta da interface?
- Você gostou de usar o produto (escala de 1 a 5)?
- Você escolheria essa marca de produto/serviço novamente baseado na sua experiência com ela?
- Você recomendaria esse produto para seus amigos baseado na sua experiência com ele?
- Você gosta da aparência dos gráficos, ícones e cores da interface?
Satisfação e Mínima ação
- É fácil inserir dados na aplicação?
- A troca de seções/páginas é fácil?
- Você tem confiança de que não precisará pressionar uma tecla mais de uma vez para fazer uma ação?
Satisfação e Orientação de uso
- A aplicação guia você em todas as etapas?
- A mensagem de erro é útil? (especificar quais)
- A aplicação permite reiniciar uma ação?
- A aplicação permite desfazer uma ação?
- A aplicação permite cancelar uma ação?
- A aplicação fornece feedback para dados inseridos?
- A aplicação indica progresso?
- Caso você vá para um lugar errado usando o menu, é fácil voltar para onde você se encontrava antes?
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Satisfação e Atitudes e percepções de usuários
- Você sente que faz parte do conjunto de pessoas que utilizam esse tipo de aplicação?
- Você acha que a aplicação fornece informação de alta qualidade?
- Como você julga a qualidade do resultado das tarefas que você executa na aplicação?
- Você tem sensação de sucesso ao usar a aplicação?
- Como você avalia a sua performance usando a aplicação?
- Qual interface/seção/tarefa você acha que concluiu mais rapidamente
- Quão difícil foi concluir essa tarefa?
- A interface é fácil de usar?
- Você se sentiu bem usando a aplicação?
- No geral, a aplicação é boa?
- Comparado com outras aplicações similares que você usou, qual delas atende melhor às suas necessidade?
- Você tem comentários negativos sobre a aplicação?
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Satisfação e Flexibilidade
- É fácil configurar a aplicação?
- É fácil criar atalhos para as suas ações favoritas?
Produtividade
Há dois tipos de produtividade: uma são as ações que esperamos que o usuário faça para realizar a tarefa esperada. A outra é o tempo que resta após a pessoa usar ajuda, buscar informação ou mesmo passar por períodos de indecisão, ou seja, é o tempo realmente gasto na tarefa sem pausas.
Produtividade e Tempo
- Quanto leva para completar uma tarefa?
- Qual a produtividade real durante o uso?
- Quão eficientes são usuários normais comparados a usuários experts da aplicação?
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Produtividade e Utilização de recursos
Qual o custo-benefício de usar a aplicação?
Por exemplo: tempo dos usuários, tempo de outros dando assistência (suporte), ligações, materiais etc.
Aprendizado
Capacidade de permitir que usuários aprendam facilmente.
- A aplicação fornece clareza em seus textos?
- A aplicação não penaliza usuários por erros?
- É fácil aprender funcionalidades avançadas?
- É fácil descobrir novas funcionalidades?
- Você acha que precisaria de alguma pessoa técnica para conseguir usar a aplicação?
- Você acha que a maioria das pessoas aprenderia a usar a aplicação rapidamente?
- Você acha a aplicação "pesada"?
- Você precisou aprender um monte de coisas antes de poder usar a aplicação?
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Aprendizado e Mínima ação
- A aplicação fornece uma busca geral?
- A navegação requer o mínimo de cliques possível para levar a algum lugar?
- O retorno para as áreas principais é feito com um único clique?
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Aprendizado e Esforço cognitivo
- Os rótulos de campos de entrada de dados são fáceis de entender?
- Os elementos selecionados são destacados na tela?
- A hierarquia entre os elementos está clara e fácil de entender?
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Aprendizado e Orientação de usuários
- Mensagens de erro são informativas?
- Quão útil são as mensagens de erro?
- Há alguma área de documentação de ajuda como FAQ ou Wiki?
- Qual proporção de fluxos e tarefas estão documentadas na ajuda?
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Aprendizado e Consistência
- As cores são usadas de maneira consistente?
- As formas de feedback da aplicação são consistentes?
- Há termos não comuns ao universo dos usuários?
- Há palavras ou termos ambíguos?
- O formato de rótulos (labels) de campos de entrada são consistentes?
- A localização de rótulos de campos de entrada é consistente?
- A redação/padrão de escrita é consistente em todas as telas?
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Aprendizado e Auto-descrição
- As tarefas e processos são tão bem explicados que não há necessidade de ajuda extra?
- A aplicação explica sobre si mesma através de dicas e instruções na tela?
- Você sente confiança que, ao clicar em um link, o mesmo vai te levar ao lugar que você pretendia, para realizar a ação que você desejava?
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Aprendizado e Simplicidade
- A aplicação é simples o suficiente para você?
- Você acha que a aplicação é desnecessariamente complexa?
- A função principal da aplicação é imediatamente aparente?
- A aplicação minimiza o número de ações que usuários têm que escolher e nomeia elas de forma fácil para que eles entendam exatamente o que cada uma delas faz?
- Os textos da interface são curtos e diretos para que usuários absorvam e entendam rapidamente?
- A aplicação foca na sua funcionalidade principal?
- Você acha que essa tarefa poderia ser executada de uma maneira mais rápida e simples?
- Você acha o número de passos para cumprir essa tarefa exagerado ou suficiente?
- Os passos para concluir a tarefa seguem uma lógica sequencial?
- Você aprendeu rápido a usar a aplicação?
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Aprendizado e Navegação
- A arquitetura da informação permite aprendizado rápido?
- A ordem das opções do menu é lógica?
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Aprendizado e Capacidade de memorização
- É fácil lembrar nomes e comandos?
- É difícil lembrar regras específicas de preenchimento de certos campos de dados?
- Os nomes dos comandos são auto-explicativos a ponto de serem memorizados facilmente?
- Usuários podem memorizar mensagens importantes facilmente?
Acessibilidade
Capacidade de ser utilizado por pessoas com alguma deficiência.
Acessibilidade e Orientação de usuários
É fornecida ajuda para pessoas com alguma deficiência?
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Acessibilidade e Operabilidade
- Usuários podem se recuperar do seu pior erro possível usando a aplicação
- Usuários podem reduzir procedimentos operacionais para sua conveniência?
- Qual a proporção de funcionalidades que usuários com deficiências físicas podem acessar?
- Qual a proporção de funcionalidades que podem ser customizadas para usuários com deficiências físicas?
- Qual a proporção de funcionalidades que podem tolerar erros de usuários?
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Acessibilidade e Flexibilidade
- A aplicação possui funcionalidade de zoom para expandir os elementos na tela sem quebrar a consistência?
- A aplicação fornece funcionalidades para pessoas com deficiência?
- A aplicação fornece funcionalidades para situações de deficiências (usuários dirigindo ou sem óculos, por exemplo)
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Acessibilidade e Mínima ação
- A seleção de itens primária é feita apontando para eles?
- A seleção de itens secundária é feita apontando para eles?
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Acessibilidade e Esforço cognitivo
A aplicação possui rótulos textuais que descrevem ícones?
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Acessibilidade e Legibilidade
- Pessoas com deficiência conseguem ler textos da interface facilmente?
- As imagens estão desfocadas ou nítidas?
- As imagens estão claras ou escuras?
- Há contraste suficiente em todos os elementos?
- O sistema de cores contempla pessoas com daltonismo ou outras alterações visuais?
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Acessibilidade e Controle
Pessoas com deficiência se sentem sem controle quando usam a aplicação?
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Acessibilidade e Auto-descrição
Explicações estão disponíveis quando usuários solicitam?
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Acessibilidade e Simplicidade
Você acha que as informações mais frequentemente usadas na interface estão bem visíveis e acessíveis?
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Acessibilidade e Navegabilidade
- É fácil para pessoas com deficiência avançar e voltar nas telas da aplicação?
- É fácil para pessoas com deficiência navegar nos menus?
Generalização
Capacidade de acomodar diferentes tipos de usuários com backgrounds culturais, gêneros, idiomas e idade diferentes.
Generalização e Flexibilidade
- Usuários podem renomear elementos de acordo com suas necessidades
- A aplicação tem um onboarding capaz de treinar usuários com diferentes perfis?
- Usuários podem customizar a interface?
- Usuários podem atribuir nomes a comandos?
- A aplicação fornece opções que se adequam às necessidades de diferentes culturas?
- A aplicação está disponível em múltiplos idiomas e em múltiplos países?
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Generalização e Consistência
- O sistema de cores da interface é conveniente para usuários de diferentes culturas?
- Os dados e informações da aplicação são consistentes com as convenções dos usuários?
- Símbolos e códigos visuais levam em conta a padronização universal?
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Generalização e Atratividade
Qual a porcentagem de elementos da interface que podem ter sua aparência customizada?
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Generalização e Feedback
Os feedbacks da aplicação são entendidos por todos os usuários?
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Generalização e Simplicidade
- Os elementos respeitam o tamanho mínimo de espaçamento para que estejam visíveis e possam ser facilmente acessados?
- Os elementos frequentemente usados estão posicionados em um lugar da interface onde são mais visíveis e acessíveis?
- É fácil clicar em áreas sem clicar acidentalmente em outra adjacente?
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Generalização e Esforço mínimo
Os símbolos, ícones e outros elementos na interface são facilmente entendidos e lembrados por todos os usuários?
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Generalização e Auto-descrição
- Explicações sobre a aplicação estão disponíveis para usuários solicitarem a qualquer hora?
- A aplicação se auto-explica com dicas, elementos visuais e metáforas mostradas na interface?
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Generalização e Navegabilidade
Foram contemplados diferentes perfis de usuários quando a estrutura hierárquica do menu foi criada?
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Generalização e Controle
A aplicação acomoda pessoas mais velhas?
Entendimento
Se usuários conseguem entender como a aplicação atende suas necessidades e como ela pode ser usada para realizar tarefas com o menor atrito possível
- Qual a proporção de funcionalidades que estão listadas na descrição do produto?
- Qual a proporção de funcionalidades complexas que têm demonstração de como usar?
- Qual a proporção de funcionalidades da aplicação que são evidentes para usuários?
- Qual a proporção de funcionalidades que os usuários conseguem entender corretamente?
- Qual a proporção de funcionalidades que são entendidas após usuários lerem a descrição da aplicação?
- Qual a proporção de tutoriais/guias que podem ser acessados pelos usuários?
- Qual a proporção de funcionalidades que os usuários conseguem usar com sucesso após acessar um tutorial?
- Usuários conseguem entender que dados devem inserir na aplicação e o que a aplicação retorna para eles?
- Os termos utilizados na aplicação são fáceis de entender e livres de jargões?
- A informação é disposta de uma forma que corresponde a como os usuários visualizam que pode solucionar seus problemas?
- Os elementos e informações da tela são agrupados de forma lógica?
- A aplicação contém mensagens de status claras que informam os usuários sobre o que está acontecendo?
- A sequência de telas de um fluxo é confusa ou clara?
Segurança
Mede o risco do produto de ferir pessoas, prejudicar o negócio, propriedade ou o ambiente em um determinado contexto. Isso inclui segurança do usuário e de todos que são afetados pelo uso do produto, seja mental, física ou economicamente.
Segurança e Precisão
Quão frequentemente os usuários encontram resultados imprecisos?
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Segurança e Tolerância a erros
- Quão frequentemente a aplicação causa falhas que impedem que usuários a utilizem?
- Processos foram criados para impedir falhas críticas da aplicação?
- Quantas funcionalidades estão implementadas com capacidade de evitar operações incorretas?
- Você acha que o menu de navegação da aplicação previne você de cometer erros?
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Segurança e Proteção
- Quão completa é a trilha de auditoria relativa ao acesso do usuário à aplicação e aos dados?
- Quão controlável é o acesso à plataforma?
- Quão completa é a implementação de prevenção à corrupção de dados
- Quão completa é a implementação de criptografia de dados?
- Qual é a incidência de danos às pessoas que utilizam a aplicação?
- Qual a incidência de dano econômico?
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Segurança e Privacidade
- Dados de usuários podem ser acessados por pessoas não-autorizadas?
- A aplicação tem mecanismos para impedir o vazamento de dados?
Conclusão
O FOUUX é um guia flexível e escalável que pretende medir todos os aspectos que determinam a usabilidade.
É flexível ao permitir que times definam quais atributos deverão ser medidos em uma determinada etapa de validação com usuários, podendo adaptar as perguntas para atender a seus contextos ou mesmo criar outras perguntas para aprofundar as respostas.
É escalável porque permite que times criem roteiros replicáveis de testes de usabilidade (o framework traz como exemplo formulários com as perguntas aplicadas usando a escala Likert, além de diversas fórmulas para calcular proporções, tempo etc.) que geram dados que ajudam a dar uma direção mais precisa de como evoluir a experiência de uso dos nossos produtos.
Referências
- Tan, Jia , FOUUX: A Framework for Usability & User Experience. 2009
- Interaction Design Foundation , Usability: A part of the User Experience. 2020
- Quovantis , How to perform Usability testing?. 2017
- Sarp Cebi , How to build a usability lab anytime, anywhere. 2018